O Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação (CTD-IE) do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018) seleciona e premia tradicionalmente as três melhores teses de doutorado, dissertações de mestrado e Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação da área de Informática na Educação, concluídos (i.e., defendidos e aprovados) no período de 1 de Julho de 2017 a 31 de Junho de 2018.

 

Coordenadores:
Patricia A. Jaques, UNISINOS, pjaques@unisinos.br
Eliseo Reategui, UFRGS, eliseoreategui@gmail.com
Sean Siqueira. UNIRIO, sean@uniriotec.br

 

Cronograma

10 JUL 25 JUL Submissão de Trabalhos para a FASE 1
20 AGO 05 SET Resultado dos Selecionados para a FASE 3
30 AGO 15 SET Data limite para envio das versões finais dos artigos
15 SET Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho
EM BREVE Realização da Fase 3
EM BREVE Sessão de Premiação

 

Processo de Avaliação

A avaliação será conduzida em três fases:

FASE 1: Na fase 1, os autores devem submeter, além do seu trabalho de conclusão de graduação, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, um artigo resumindo seu trabalho (ver detalhes abaixo). Os artigos submetidos passarão por um processo de seleção, visando classificar até os 6 melhores trabalhos em cada categoria (tese de doutorado, dissertação de mestrado e trabalho de conclusão de curso de graduação). Cada artigo será avaliado por pelo menos três especialistas. É importante ressaltar que, na FASE 1, o que estará em julgamento não será o trabalho completo, mas apenas o artigo (que não precisa ser original). Os artigos dos trabalhos classificados nessa primeira fase estarão automaticamente aceitos para publicação nos anais do CBIE 2018 de acordo com regras estabelecidas mais abaixo. Para o texto original (trabalho de conclusão, dissertação ou tese), deve ser mantido o formato original do trabalho (ver detalhes abaixo). Somente serão classificados trabalhos com nota mínima de 8 dada pelos avaliadores da FASE 1.

FASE 2: Será realizada uma segunda avaliação, agora sobre o texto completo de cada trabalho aceito na fase anterior, também por pelo menos três especialistas. O resultado dessa avaliação não será divulgado aos participantes, mas usado para compor a nota da fase 3, junto com a avaliação da apresentação.

FASE 3: Nessa fase que ocorrerá durante o evento, o autor que defendeu o trabalho de graduação, mestrado ou doutorado (e somente ele) deverá fazer a apresentação oral do trabalho, em no máximo 20 minutos, para uma banca, composta por três membros, que avaliará a qualidade da apresentação e poderá fazer perguntas ao autor. Para o caso de TCC em grupo, a apresentação poderá ser feita por apenas um dos integrantes. A não participação nessa terceira fase implica em exclusão do processo.

 A comissão se reserva o direito de indicar apenas os trabalhos que ela considerar adequados a concorrerem à premiação, estando inclusive prevista a possibilidade de não haver trabalhos indicados para premiação em uma ou mais categorias.

Ao final, a comissão organizadora do CTD-IE, coordenará internamente a consolidação das três fases e eventual discussão envolvendo os integrantes do Comitê de Programa para determinação dos trabalhos premiados em cada categoria. O anúncio dos trabalhos premiados será feito na sessão de premiação do evento.

 

Certificados de Premiação

Os trabalhos premiados entre os finalistas receberão certificados de “Prêmio” no qual constará explicitamente a posição atingida e a categoria. Aos demais trabalhos finalistas, caberão certificados de “Menção Honrosa” nos quais constará apenas a categoria.

 

Orientações para submissão

Cada trabalho submetido deverá conter os seguintes arquivos (em formato PDF):

1. Artigo de até 10 páginas, no formato da SBC.

2. Declaração (carta com assinatura dos autores e orientadores) indicando uma das seguintes opções:

  • Artigo Original (não publicado);
  • Artigo Publicado em outro evento ou periódico (inclusive do CBIE de anos anteriores);
  • Artigo Submetido também para outro evento ou periódico (inclusive do CBIE 2018), mas ainda não aceito. Neste caso indicar qual veículo. 

3. Texto completo (TCC, Dissertação ou Tese)

4. Declaração (carta, datada e com assinatura do coordenador do curso) de conclusão constando obrigatoriamente:

  • Dados do candidato, orientador, instituição, curso, título do trabalho;
  • Informação sobre a data em que a defesa ocorreu e o resultado (aprovação);
  • Instituição (tanto para tese, dissertação e TCC);

Alguns aspectos adicionais devem ser observados em relação à submissão e eventual publicação:

  • Todos os arquivos solicitados deverão ser submetidos exclusivamente em formato eletrônico (PDF), por meio do sistema JEMS;
  • O artigo deve ser escrito em português,  espanhol ou inglês, respeitando o limite máximo de 10 (dez) páginas e o mínimo de 6 (seis) páginas;
  • O artigo deve deixar clara a contribuição do trabalho na área de IE e a originalidade do tema;
  • O artigo deve obrigatoriamente seguir o modelo para publicação de artigos da SBC
  • A organização do artigo deve apresentar obrigatoriamente: título do trabalho, autor, instituição / departamento no qual foi aprovado, orientador e co-orientador (es) com as respectivas afiliações, resumo/abstract e texto;
  • As submissões que não estiverem finalizadas de acordo com os dados solicitados pelo JEMS e os arquivos correspondentes devidamente postados segundo as regras estabelecidas serão imediatamente rejeitadas e, portanto, não participarão da FASE I;
  • Para os trabalhos aprovados na FASE 1, o artigo (ou resumo, caso o artigo não seja original) será publicado nos anais do CBIE 2018, desde que o autor principal do trabalho defendido (TCC, dissertação ou tese) efetive sua inscrição no evento;

A publicação do artigo nos anais do CBIE obedecerá as seguintes regras:

  • Se o artigo for original, será publicado o artigo completo;
  • Se o artigo não for original, ou seja, já tiver sido publicado em outro evento (inclusive do próprio CBIE), a versão a ser publicada nos anais do evento será um resumo (1 página) preparado pelos autores (versão final), indicando a referência completa do evento da outra publicação.

Os artigos originais devem conter:

  • uma visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa;
  • estado da arte/prática (trabalhos relacionados);
  • os métodos científicos empregados (opcional para TCC);
  • descrição e discussão dos resultados obtidos;
  • a conclusão com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos do trabalho.