O XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Tem como objetivos divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre pesquisadores, estudantes, professores e demais cidadãos interessados, nacionais e estrangeiros. O SBIE teve a sua primeira edição realizada em 1990 no Rio de Janeiro e desde então tem sido realizado anualmente. A partir de 2012 passou a integrar o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), sendo um de seus principais eventos.

O SBIE prioriza trabalhos que apresentem a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de soluções das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, para promoção da aprendizagem.

Nesta edição do SBIE teremos duas categorias de trabalhos, Artigos Completos, para apresentação de trabalhos consolidados e Artigos Resumidos para apresentação de trabalhos em andamento.

Idiomas aceitos: Português, Inglês ou Espanhol.

Coordenadores
Coordenadora de Programa: Thais Helena, UFAM, thais.helena@gmail.com
Coordenadora Local: Maria Fátima Costa de Souza, UFC, fatimasouza@virtual.ufc.br

Cronograma

Artigos completos

15 JUN 07 JUL Data limite para submissão de texto dos artigos completos
31 JUL 18 AGO Notificação de aceitação dos artigos completos
18 SET Data limite para envio das versões finais dos trabalhos aceitos
18 SET Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho

*Serão aceitas apenas submissões feitas até as 23:55 da data limite correspondente.

 

Artigos resumidos

07 AGO 20 AGO Data limite para submissão de texto do artigo resumido
23 AGO 19 SET Notificação de aceitação dos artigos resumidos
15 SET 21 SET Data limite para envio das versões finais dos trabalhos aceitos
15 SET 30 SET Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho

*Serão aceitas apenas submissões feitas até as 23:55 da data limite correspondente.

 

Trilhas

As submissões de Artigos completos e dos Artigos Resumidos para o SBIE 2018 devem ser realizadas em uma das trilhas a seguir:

Trilha 1: Aspectos Teóricos,  Metodológicos e Tecnológicos na construção de Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem (plataformas, arquiteturas, dispositivos móveis etc.)

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Tecnologia wireless, móvel e ubíqua em sistemas para ensino/aprendizagem;
  • Plataformas abertas, código aberto, software livre e seus impactos, usos e metodologias em processos de ensino-aprendizagem;
  • Métodos, padrões e repositórios digitais abertos de materiais educacionais;
  • Hardware e plataformas para apoiar processos de ensino-aprendizagem;
  • Arquiteturas pedagógicas para educação a distância;
  • Ambientes, metodologias e sistemas de autoria para apoiar processos de ensino-aprendizagem;
  • A escola do futuro e tecnologias da sala de aula do futuro;
  • A ecologia cognitiva da cultura digital e da internet;
  • Internet das coisas aplicada ao ensino/aprendizagem;
  • Padrões de desenvolvimento de ambientes e sistemas computacionais para ensino/aprendizagem;
  • Métodos e processos de desenvolvimento de software educacional;
  • Gerência de projetos de software educacional;
  • Avaliação de software educacional;
  • Engenharia de software aplicada à educação.
Coordenador: Tiago Primo, UFPEL, tiagoprimo@gmail.com

 

Trilha 2: Jogos, simulação, gamificação, robótica, realidade virtual e mundos virtuais para promoção da aprendizagem

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles.

  • Ambientes para desenvolvimento de Jogos digitais aplicados ao processo ensino/aprendizagem;
  • Jogos digitais para apoiar o ensino/aprendizagem;
  • Jogos sérios aplicados ao ensino/aprendizagem;
  • Jogos digitais locativos aplicados ao ensino/aprendizagem;
  • Jogos digitais epistêmicos;
  • Análise, projeto, desenvolvimento e avaliação de jogos educativos;
  • Avaliação da aprendizagem a partir de jogos;
  • Simuladores para apoiar o ensino/aprendizagem;
  • Realidade virtual e aumentada na Educação;
  • Mundos virtuais para apoiar o ensino/aprendizagem;
  • Ambientes tridimensionais para o ensino/aprendizagem;
  • Gamificação aplicada a educação;
  • Robótica educacional.
Coordenador: Bernardo Nunes, PUC-Rio, bernardo.nunes@uniriotec.br

 

Trilha 3: Interação humano-computador, Inclusão e Acessibilidade, Meta cognição, Neurociência e Aspectos sociais, afetivos e motivacionais em Ambientes Computacionais para promoção da Aprendizagem

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Design e desenvolvimento e avaliação de interfaces com foco no ensino/aprendizagem;
  • Adaptação e personalização de conteúdo para aprendizagem;
  • Visualização de informação em sistemas para ensino/aprendizagem;
  • Interfaces adaptativas de hardware e/ou software para educação especial e seus impactos;
  • Técnicas, modelos inclusivos, multimodais e design universal em educação;
  • Avaliação de acessibilidade em sistemas de ensino/aprendizagem;
  • Diretrizes e recomendações de design para a acessibilidade de ambientes educacionais;
  • Tecnologia assistiva com recursos computacionais para ensino/aprendizagem;
  • Aspectos sociais e afetivos em Ambientes Computacionais para Ensino/Aprendizagem;
  • Desenvolvimento do cérebro e a aprendizagem;
  • Estratégias para ensino e aprendizagem baseadas na Neurociência;
  • Modelagem cognitiva e Educação;
  • Meta-cognição em Ambientes Computacionais para Ensino/Aprendizagem;
  • Neurociência em Ambientes Computacionais para Ensino/Aprendizagem.
Coordenador: Isabela Gasparini, UDESC, isagasp@gmail.com

 

Trilha 4: Inteligência em Ambientes e Sistemas Computacionais para promoção da aprendizagem (Inteligência Artificial, Sistemas Tutores Inteligentes, Web Semântica, Mineração de Dados)

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Tutoria inteligente e scaffolding;
  • Sistemas educacionais baseados em ontologias, serviços web e agentes inteligentes;
  • Sistemas adaptativos e personalização de ambientes para ensino/aprendizagem;
  • Sistemas de gerência de conteúdo de aprendizagem;
  • Mineração de dados, texto e web para ensino/aprendizagem;
  • Learning analytics;
  • Representação e análise de discurso durante aprendizagem;
  • Manipulando incerteza e múltiplas perspectivas em ambiente educacional;
  • Recuperação da informação para apoio ao ensino/aprendizagem;
  • Modelos de aprendizes, facilitadores, tarefas e processos de resolução de problemas;
  • Modelagem de contextos de aprendizagem;
  • Padrões tecnológicos para conteúdos, portfólios, informação de aprendiz, competências;
  • Aplicações educacionais e dados ligados;
  • Uso de ontologias no ensino/aprendizagem;
  • Smart learning environments (ambientes inteligentes para aprendizagem).
Coordenador: Eleandro Maschio, UFTPR, eleandro@hotmail.com

 

Trilha 5: Sistemas Computacionais para  Apoio à Cooperação/Colaboração em processos de ensino/aprendizagem (CSCL)

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Sistemas para coordenação de atividades de ensino/aprendizagem
  • Comunidades virtuais em processos de ensino/aprendizagem
  • Sistemas de suporte à avaliação colaborativa do ensino/aprendizagem
  • Colaboração através de mídias e redes sociais em ensino/aprendizagem
  • Modelos de grupos e comunidades de aprendizagem
  • Sistemas de comunicação no contexto de ensino/aprendizagem
  • Classificação (tagging) colaborativa e aprendizagem
  • Interação e compartilhamento em redes sociais para apoiar processos de ensino/aprendizagem
  • Crowd computing no contexto de ensino/aprendizagem
  • Aprendizagem colaborativa de programação
Coordenador: Bruno Gadelha, UFAM, bruno@icomp.ufam.edu.br

 

Orientações

Os artigos submetidos ao SBIE devem posicionar o trabalho apresentado (pesquisa ou estado da arte)  em relação aos trabalhos relacionados veiculados na literatura especializada, mostrando a necessidade para uma abordagem nova ou o aprimoramento de uma existente.

Um artigo de alto impacto no SBIE deve apresentar uma abordagem teórica e empírica com respeito à identificação do problema, o design da solução/investigação, os métodos usados durante a coleta de dados, e uma análise de resultados com base empírica.

Os critérios para seleção de artigos neste evento se baseiam nas seguintes questões:

  • Até que ponto as práticas descritas no documento são traduções extensivas, inovadoras ou impactantes da pesquisa pedagógica ou tecnológica para as práticas educacionais?
  • O trabalho apresenta conhecimento sobre trabalhos relacionados e discute a relevância da contribuição da submissão no contexto da literatura especializada na área de informática aplicada à educação?
  • Qual é a amplitude da comunidade que vai se interessar pelo assunto do artigo?
  • Em que medida o artigo está apresentado com rigor profissional?
  • Qual ou quais os métodos científicos foram utilizados na elaboração do trabalho (pesquisa ou estado da arte) ?

As submissões de Artigos completos e dos Artigos Resumidos para o SBIE 2018 devem ser realizadas em uma das trilhas do evento, seguindo o manual de orientação para autores.