IV Concurso Apps.edu – CBIE 2018 tem como finalidade incentivar a inovação mediante o desenvolvimento de objetos de aprendizagem e softwares para a educação, bem como a utilização em práticas de ensino e aprendizagem. O Apps.edu também estimula o empreendedorismo e a geração de oportunidades de negócio a partir dos produtos e protótipos desenvolvidos, por meio de compartilhamento destas iniciativas junto a especialistas da academia, setor produtivo e governamental.

Apps.edu tem como objetivo diagnosticar problemas reais que afetam a educação no Brasil e propor ideias e soluções tecnológicas para o progresso educacional e o empreendedorismo digital. Para tal, pesquisadores, professores, representantes governamentais, empreendedores e instituições não governamentais atuarão num ecossistema de integração que alie a ciência, inovação e empreendedorismo em prol de uma educação de qualidade. Desta forma tem como objetivos específicos:

  • Agregar diversas áreas do conhecimento e setores da sociedade civil (academia, escolas, governo e empresas) em torno do diagnóstico e proposição de soluções tecnológicas para problemas reais para da Educação no Brasil;
  • Identificar problemas e oportunidades de melhoria para o desenvolvimento da educação;
  • Cativar a sociedade na priorização dos problemas e oportunidades de melhoria detectados, visando orientar o desenvolvimento das soluções;
  • Engajar pesquisadores, educadores e empreendedores para a proposição e implementação de soluções para os problemas e oportunidades de melhoria;
  • Estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para a evolução da educação;

Apps.edu destina-se para o seguinte público-alvo:

  • Comunidade científica, professores, técnicos, acadêmicos/pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de computação e áreas afins.
  • Profissionais/empresas das áreas de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia na Educação.
  • Representantes do governo envolvidos com o tema, nos níveis federal, estadual ou municipal.
Coordenador: Gilvandenys Leite Sales, IFCE, denyssales@ifce.edu.br  

Cronograma

15 JUN 07 JUL Data limite para submissão das propostas
15 JUL 18 AGO Notificação de aceitação das propostas selecionadas
18 SET Data limite para envio das versões finais dos trabalhos aceitos
18 SET Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho
29 OUT – 01 NOV Apresentação dos trabalhos
EM BREVE Premiação

*Serão aceitas apenas submissões feitas até as 23:55 da data limite correspondente.

 

Categorias

As categorias do Apps.edu são:

  • Protótipo: Considera-se protótipo qualquer software educacional em fase de desenvolvimento que ainda não esteja sendo comercializado no momento da submissão;
  • Produto: Considera-se produto qualquer software educacional que já esteja sendo ofertado comercialmente ou distribuído e utilizado gratuitamente. Por se tratar de um concurso de estímulo ao desenvolvimento de novos negócios, para esta categoria serão aceitos apenas produtos que estejam no mercado há no máximo 03 anos.

Em ambas as categorias (protótipo e produto) são esperados e poderão ser aceitos diferentes tipos de softwares educacionais. Exemplos de softwares educacionais que podem ser submetidos são: objetos de aprendizagem de diversos tipos, formatos e granularidades (vídeos, animações, simulações), além de plataformas educacionais, novas soluções para armazenamento e utilização de materiais didáticos, aplicativos móveis, sistemas tutores inteligentes, entre outros.

 

Orientações

Avaliação

Os critérios para a avaliação dos Produtos e Protótipos são:

Critérios Obrigatórios
  • Clareza do artigo que descreve o protótipo ou produto (exclusivo para a avaliação dos protótipos);
  • Clareza do vídeo de demonstração (sugerimos adotar o gênero de elevator pitch);
  • Confiabilidade, usabilidade, facilidade de interação do protótipo ou produto disponível;
  • Criatividade, Inovação, Originalidade e Ineditismo da solução como ferramenta de apoio ao ensino;
  • Capacidade de o mesmo impactar positivamente a educação apoiada pelas tecnologias da informação.
Critérios Adicionais
  • Potencial de impacto na educação
  • Facilidade para sua aplicação didática;
  • Potencial de inovação como produto comercial;
  • Potencial de impacto para o público-alvo e impacto real medido (nível de benefício que será oferecido para o público-alvo que o produto ou o protótipo pretende atender);
  • Potencial de impacto social da solução;
  • Utilização de dados educacionais e/ou governamentais abertos.

Os critérios obrigatórios precisam ser atendidos por todos os produtos e protótipos submetidos. Os demais critérios opcionais resultarão em pontuações extra para os produtos e protótipos submetidos. Recomenda-se aos participantes que o material a ser submetido busque atender ao maior número de critérios listados nesta seção, quando possível.


Submissões

As submissões de Protótipos e Produtos para o IV Concurso Apps.edu – CBIE 2018 devem ser realizadas, exclusivamente, pelo sistema JEMS. As submissões devem ser feitas até a data limite para submissão de trabalhos, seguindo o cronograma.

Submissões para a Categoria Protótipo

A submissão será realizada em uma (1) única etapa, na qual devem ser informados o(s) autor(es), título e resumo do trabalho, e submetidos 3 arquivos relacionados respectivamente aos seguintes itens: (a) artigo contendo a descrição do software (obrigatório) (b) vídeo demonstrativo (obrigatório) e (c) Acesso ao protótipo (obrigatório).

  • O item (a) refere-se ao arquivo a ser submetido contendo o artigo que descreve o software, em formato PDF e seguindo o modelo para publicação de artigos da SBC (adaptado para a Mostra). Obtenha o modelo aqui . Os artigos devem possuir um mínimo de 4 (quatro) e um máximo de 8 (oito) páginas. É desejável que o artigo da categoria protótipo contenha as seguintes informações: (i) Justificativa pedagógica para o desenvolvimento do protótipo; (ii) Disciplinas ou Contexto para as quais o protótipo se destina; (iii) Público alvo do protótipo; (iv) Processo de desenvolvimento adotado; (v) Linguagem de programação utilizada; (vi) Apresentação do protótipo (captura de telas; tipo de licença); (vii) Potencial de aplicação do protótipo em sala de aula (virtual ou não); (viii) Resultados esperados e ou alcançados pela aplicação; (ix) Considerações Finais dos autores. Quando for o caso, os autores podem também descrever o potencial do protótipo para virar um produto comercializável (incluindo estudo de mercado, ferramentas comerciais existentes, etc.).
  • O item (b) refere-se à submissão de arquivo especificando o link do vídeo demonstrativo do protótipo no youtube. Os vídeos dos finalistas serão divulgados durante o evento e em páginas na Internet e redes sociais ligadas ao IV Concurso Apps.edu – CBIE 2018.
  • O item (c) refere-se à submissão de um arquivo compactado no formato ZIP, contendo o arquivo de instalação do protótipo e o arquivo “roteiro_de_instalacao.txt”. Este último deverá conter detalhes do processo e requisitos de instalação do software. Vale observar que esse item é obrigatório somente para os casos em que o protótipo necessitar de instalação. Caso o protótipo esteja disponível na Internet será necessário somente a submissão de um arquivo “roteiro_de_acesso.txt”, que deverá conter a URL de acesso ao sistema e maiores informações de acesso, tais como, login e senha, caso necessários.

ATENÇÃO: Os protótipos apresentados e publicados em edições anteriores do APPS.edu não poderão participar desta edição. Os protótipos que participaram anteriormente e foram melhorados sendo agora produtos poderão participar normalmente na categoria produtos.

Submissões para a Categoria Produto

A submissão será realizada em uma (1) única etapa, na qual devem ser informados o(s) autor(es), título e resumo do trabalho, e submetidos 3 arquivos relacionados respectivamente aos seguintes itens: (a) White paper (b) Vídeo demonstrativo (obrigatório) e (c) Acesso ao produto (obrigatório).

  • O item (a) refere-se ao arquivo a ser submetido contendo um white paper que descreve o software, em formato PDF. Considerando que o white paper é normalmente um documento de venda e marketing utilizado para apresentar produtos para potenciais clientes, o formato deste artigo será livre devendo possuir no mínimo 1 (uma) e no máximo 8 (oito) páginas. Os white papers serão publicados nos anais do evento.
  • O item (b) refere-se à submissão de arquivo especificando o link do vídeo demonstrativo do produto no youtube. Os vídeos dos finalistas serão divulgados durante o evento e em páginas na Internet e redes sociais ligadas ao IV Concurso Apps.edu.
  • O item (c) refere-se à submissão de um arquivo compactado no formato ZIP, contendo o arquivo de instalação do produto e o arquivo “roteiro_de_instalacao.txt”. Este último deverá conter detalhes do processo de instalação do software. Vale observar que esse item é obrigatório somente para os casos em que o software necessitar de instalação. Caso o protótipo esteja disponível na Internet será necessário somente a submissão de um arquivo “roteiro_de_acesso.txt”, que deverá conter a URL de acesso ao sistema e maiores informações de acesso, tais como, nome de usuário e senha, caso necessários.

ATENÇÃO: Os produtos apresentados e publicados em edições anteriores do APPS.edu não poderão participar desta edição.

Apresentações

As apresentações e avaliações do Apps.edu ocorrerão em duas etapas distintas. Na primeira etapa todos os participantes apresentarão seus produtos e protótipos para o público do evento e para os diferentes avaliadores em uma mostra em formato de feira de software. Após esta etapa serão selecionados os que serão apresentados para uma banca de jurados na etapa final do concurso, e onde serão eleitos os premiados. A seguir, mais detalhes sobre as etapas do Concurso.

Etapa 1 – Mostra geral de produtos e protótipos

Os produtos e protótipos aceitos para participação no Apps.edu deverão ser apresentados pelas respectivas equipes de autores em um espaço de visitação que será disponibilizado durante o primeiro dia do evento (29/10/2018).

Neste ambiente, as equipes receberão visitas de participantes do cbie bem como dos avaliadores do Apps.edu.

  • Ao se dirigirem para as equipes, os avaliadores se identificarão aos integrantes das mesmas. Quando os avaliadores autorizarem, a equipe deverá apresentar o funcionamento do produto ou protótipo. Durante a apresentação sugere-se que as equipes destaquem as seguintes características de seu trabalho: (i) Contexto para o qual o trabalho se destina; (ii) Público alvo; (iii) Resultados esperados ou alcançados, e quando for o caso, descrever o seu potencial de comercialização (incluindo estudo de mercado, ferramentas comerciais existentes na concorrência, entre outras), contexto pedagógico e potencial de aplicação na educação.
  • Após a apresentação, os avaliadores poderão fazer questionamentos às equipes sobre o trabalho apresentado.
  • Cada equipe receberá uma nota de 0 a 10 (zero a dez) referente à apresentação realizada e de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos no item 4. Os trabalhos que receberem as melhores notas por categoria serão classificados para uma etapa final, que será realizada no segundo dia do evento (30/10/2018), em horário a ser divulgado na página  do evento na Internet.
  • É de responsabilidade dos autores participantes trazer notebooks e demais materiais que julgarem necessários para realizar a apresentação de seus protótipos e produtos para o público visitante deste espaço (aparelhos multimídia, folders, cartazes, entre outros).
Etapa 2 – Apresentação dos finalistas para banca de jurados

Os autores dos produtos e protótipos selecionados para a etapa final deverão apresentar os mesmos para uma banca de jurados num auditório durante o evento. Para estas apresentações só será permitida a presença do público presente no CBIE.

  • Cada equipe fará uma breve apresentação (elevator pitch), com duração de 5 minutos, sobre a solução a ser desenvolvida para uma banca de jurados a serem convidados pela organização do concurso. A banca avaliadora poderá realizar uma discussão com os autores sobre a solução apresentada.
  • Sugere-se que as apresentações contemplem as seguintes características do protótipo ou produto: (i) Contexto para o qual o trabalho se destina; (ii) Público alvo; (iii) Resultados esperados ou alcançados, e quando for o caso, descrever o seu potencial de comercialização (incluindo estudo de mercado, ferramentas comerciais existentes na concorrência, etc), contexto pedagógico e potencial de aplicação na educação.
  • Nesta etapa, as propostas serão avaliadas pelos jurados pelo desempenho da apresentação das equipes, considerando que os critérios de negócio e técnicos já foram avaliados na etapa de classificação.
  • Os jurados emitirão uma nota de 0 a 10 (zero a dez) onde será avaliado o desempenho da apresentação da equipe.