A Mostra de Práticas de Informática na Educação (MPIE) busca criar um ambiente participativo para a discussão de aspectos acadêmicos e pedagógicos associados à Informática na Educação. A MPIE visa apresentar e discutir tanto as práticas adotadas em sala de aula, quanto os softwares e tecnologias que possam ser utilizados naquele contexto. Desse modo, a MPIE objetiva contribuir com o desafio de levar a Informática na Educação para a prática nas salas de aulas presenciais ou virtuais, promovendo a disseminação de experiências exitosas e inovadoras. A MPIE diferencia-se do Workshop de Informática na Escola (WIE) por abranger relatos de experiência com o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nas salas de aulas. Para tanto estão previstas duas trilhas, uma para demonstração de softwares e tecnologias e outra para seu uso em práticas de ensino e de aprendizagem. A MPIE teve sua primeira edição no ano 2016, quando passou a ser um evento conjunto com o CBIE. Esta, portanto, é a terceira edição da MPIE.

Coordenador: Dennys Leite Maia, UFRN, dennys@imd.ufrn.br

 

Cronograma

15 JUN 07 JUL Data limite para submissão dos artigos
31 JUL 18 AGO Notificação de aceitação dos artigos
30 AGO Data limite para envio das versões finais dos trabalhos aceitos
15 SET Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho

*Serão aceitas apenas submissões feitas até as 23:55 da data limite correspondente.

 

Trilhas

Trilha 1: Demonstração de software educativo
Coordenadora:  Juscileide Braga de Castro, UFC, juscileide@virtual.ufc.br

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles

  • Simulações;
  • Animações;
  • Jogos educativos;
  • Exercício e prática;
  • Programação.
 Trilha 2: Uso de softwares em práticas de ensino e de aprendizagem
Coordenadora: Cibelle Amorim Martins, UFRN, cibelle.amorim@ce.ufrn.br

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles

  • Paradigmas de aprendizagem e suas implicações para o uso de software educativos teóricas e estratégias sobre a formação de educadores para o uso das TDIC;
  • novos cenários de formação para a educação digital;
  • experiências com o uso das TDIC e novas abordagens de formação;
  • redes sociais e comunidades online na formação de educadores;
  • web 2.0 e a formação docente;
  • letramento digital e desenvolvimento profissional;
  • tecnologias e plataformas de apoio à formação;
  • tecnologias móveis e mobile learning na formação.

 

Orientações

As submissões de artigos para o MPIE 2018 devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos PDF, através do sistema JEMS. Como o processo de revisão será anônimo, os autores devem omitir quaisquer informações que possam identificá-los no artigo. Trabalhos que não seguirem esta recomendação serão automaticamente excluídos do processo de revisão.

Todas as submissões devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da (SBC). Algumas normas adicionais devem ser observadas:

  • os artigos completos deverão ter até 04 (quatro) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas;
  • os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro periódico;
  • cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados.
  • na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores (os artigos que possuírem identificação serão imediatamente rejeitados);
  • caso o artigo seja aceito, os autores deverão incluir na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – ex., citações a outros trabalhos dos autores);
  • os trabalhos devem possuir uma seção que descreva a metodologia científica empregada no trabalho;
  • os trabalhos devem possuir uma seção de análise dos resultados, ressaltando as contribuições tecnológicas para o ensino/aprendizagem;
  • recomenda-se fortemente a referência a trabalhos publicados em edições da RBIE e/ou anais do WIE e SBIE, cujos acervos de artigos podem ser consultados livremente aqui;
  • idioma: serão aceitos trabalhos em Português, Inglês ou Espanhol;
  • as submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente carregado segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas;
  • a seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do cbie/WIE. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (blind review) e qualquer proposta será analisada por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade.
  • O artigo que for aprovado será publicado nos Anais do CBIE 2018, desde que, ao menos um autor efetive sua inscrição no evento.

Sugerimos aos autores que desejam apresentar trabalhos desenvolvidos em sala de aula e para aqueles autores ainda pouco familiarizados com a publicação de trabalhos científicos, a divisão do texto nos seguintes tópicos:

  • INTRODUÇÃO: visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa.
  • MÉTODOS: como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada.
  • RESULTADOS E DISCUSSÃO: descrição e discussão dos resultados obtidos.
  • CONCLUSÕES: a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos do trabalho.