Alex Sandro Gomes

Engenheiro Eletrônico (UFPE, 1992), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1995) e concluiu o doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris v (René Descartes) em 1999. Atualmente é Professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora 2 do CNPq e membro da Academia Pernambucana de Ciências. Atua com a concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem. Atuou como coordenador dos eventos SBIE e IHC, promovidos pela SBC, e Hipertexto.

 

Emanuelly Oliveira

Graduada em Letras e especialista em Gestão de Projetos de impacto social, possui 20 anos de experiência em Movimentos sociais, atuou em organizações internacionais como Ashoka Brasil, Unesco e Nuovi Orizzonti, é autora do TED Talk “Em Rede Todos podemos ser empreendedores” realizado no TEDxBlumenau em 2015, é educadora e fundadora no Social Brasilis negócio social que atua sobre a educação e a tecnologia, desenvolvendo metodologias e programas educacionais e corporativos híbridos – mediados por plataformas virtuais de aprendizagem.

 

Messias Borges Lima

É Livre Docente em Engenharia da Qualidade pela UNESP (2008), possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1981), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Se certificou como Certified Quality Engineer pela American Society for Quality ASQ (1989). Criou em 1990 o Curso de Pós Graduação em Engenharia da Qualidade e o coordena até hoje. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente da Escola de Engenharia de Lorena-USP.

 

Seiji Isotani

Professor Associado (Livre-Docente) e Vice-Chefe do Departamento de Sistemas de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Possui Bacharelado e Mestrado em Ciência da Computação pelo IME-USP. Fez especialização em Aprendizagem Colaborativa e Engenharia de Ontologias. E concluiu seu doutorado em Engenharia da Informação na Osaka University (Japão). Realizou seu Pós-Doutorado em Ciências Cognitivas na Carnegie Mellon University (EUA) onde foi contratado e permaneceu no quadro docente (Faculty) até 2011.

 

Cristina Maria Carvalho Delou

Psicóloga, Licenciada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), Especialista e Mestre em Educação na área de concentração Educação de Superdotados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), e Doutora em Educação, pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Professora Associado IV, aposentada, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Lecionou em diferentes cursos de licenciatura, de graduação plena, e cursos de pós-graduação lato e stricto-sensu.

 

Adriano Canabarro Teixeira

Concluiu o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação [Conceito 7 Capes] na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS em 2005, período no qual realizou estágio de doutorado na Universidade de Roma Três – Itália. É pós-doutor em Educação [Conceito 6 CAPES] pela UFRGS com apoio do CNPq. Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado Sênior CNPq no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação .É Professor Titular na Universidade de Passo Fundo onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação  – Mestrado e Doutorado- e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática  – Mestrado -, ambos da Universidade de Passo Fundo.

 

 

Paulo Blikstein

Paulo Blikstein é professor da Escola de Educação e do Departamento de Ciências da Computação de Stanford, e diretor do Transformative Learning Technologies Lab.

 

 

 

Lúcia Dellagnelo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Educação – Harvard University (1995) e doutorado em Educação – Harvard University (2000). Atualmente é Coordenadora Geral do ICom-Instituto Comunitario Grande Florianopolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: jovens, educação especial, integração, projetos educacionais e projetos sociais.

 

 

 

André Luís Alice Raabe

É Doutor em Informática na Educação pela UFRGS (2005) tendo realizado pos doutoramento na universidade de Stanford (2016). É mestre em Ciência da Computação pela PUCRS (2000) e graduado em Informática pela PUCRS (1996). É professor e pesquisador da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) onde Coordena o Programa de Pós Graduação em Computação e atua no Mestrado e Doutorado em Educação. Coordena o Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) e o Grupo de Informática na Educação da Univali. É membro da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

 

Azenaide Abreu Soares Vieira

Possui graduação em Letras (FIFASUL, 1998); Mestrado em Educação (UCDB, 2007); Doutorado em Estudos Linguísticos (UNESP, 2012); doutorado Sanduíche (University of Bedfordshire, Inglaterra, 2012); Pós-doutorado (UFMG, 2014); Programa VET III – Professores para o Futuro (HAMK, 2016) Programa Finnish Training the Trainers FiTT (2017) Atua como docente no ensino Básico, Técnico, Tecnológico (EBTT) e na pós-graduação (lato e stricto sensu) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Nova Andradina e no Mestrado ProfEPT da Rede Federal.

 

 

Elaine Harada Teixeira de Oliveira

Possui doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), mestrado em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo (2001) e graduação em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo (1997). É professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas. Principais interesses de pesquisa: Informática na educação, educação especial, tecnologias assistivas, Teoria da Relevância, ciência cognitiva aplicada, sistemas adaptativos, ontologias e aprendizagem móvel.

 

 

Ig Ibert Bittencourt

Professor do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e Matemática Computacional do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP). Em 2009, recebeu o título de Doutor pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e em 2013 fez Pós-Doutorado na Universidade Estatual de Campinas (UNICAMP). Durante o Doutorado, propôs um modelo teórico e computacional para a construção de Sistemas Educacionais baseados na Web Semântica.

 

 

Alexandre Mathias Pedro

Possui graduação em Pedagogia, especialista em Educação a Distância pela UnB e mestrado em Máster en Gestíon Y Producción en E-Learning – Universidad Carlos III de Madrid (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e tecnologias educacionais. Consultor da Unesco atuando na SEB do Ministério da Educação, responsável pelo desenvolvimento de diversos portais, entre eles o AVAMEC e a Plataforma Integrada de Recursos Educacionais.

 

 

 

Sérgio Crespo

Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atuou como professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos de 1990 a 2013, – Faz parte do comitê editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685) . É professor convidado no Programa de Mestrado em TICs na Universidade Tecnológica do Panamá.

 

 

Marlucia Amaral

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2000). Especialização em Supervisão escolar – UFC. Atualmente é Coordenadora-Geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica  da Secretaria de Educação Básica do MEC

 

 

 

 

Renilda Peres de Lima

Graduada em Pedagogia e Supervisão Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso –  Pós-graduação – Administração Escolar e mestrado em Administração e Planificação da Educação. Atualmente é Diretora na Secretaria de Educação Básica/SEB/MEC, responde pela Diretoria de Apoio às Redes de Educação Básica.

 

 

 

 

Lisandro Granville

Associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Lisandro Zambenedetti Granville possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, obtidos em 1995, 1997 e 2001, respectivamente. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gerência de Redes Serviços e Aplicações, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Virtualização de Redes, Redes Definidas por Software e Sistemas Peer-to-Peer.

 

 

Leila Ribeiro

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Informtica – Technische Universitat Berlin (1996). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do IFIP Working Group 1,3 (Foundations of System Specification) e membro efetivo da SBC. É Diretora de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

 

 

 

Nara Bigolin

Possui Bacharelado em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e Doutorado em Ciências da Computação pela Université de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1999). Foi docente nas universidades francesas: na Université de Paris VII, na Université Cergy-Pontoise e na Université de Paris XII e nas universidades brasileiras: UFRGS e UERGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen.